Bem vindos

Com a entrada no século XXI um fenômeno vem cada vez mais mostrando-se presente: Humanização!

Esse fenômeno nos faz cada vez mais nos aproximar de nossos animais e entende-los cada como membros de nossa família. Nos dão alegria, nos fazem sentir importantes, não reclamam de ouvir nossos lamentos nem de partilhar nossas alegrias... Se brigamos com eles não nos guardam magoa e cada vez que entramos em casa, seja se saímos há cinco minutos, ou cinco dias,... nos recebem sempre da mesma forma: Com beijos a sua maneira e uma forma de amizade incondicional, nos amam e são amados de forma única.



A idéia de criar a Pets Feeding foi NÃO de proporcionar aos donos, uma opção para uma necessidade ou capricho da alma. MAS SIM de proporcionar aos cães uma opção de vida longa e saudável, de ter o direito de proporcionar mais alegrias ao seu dono/amigo e envelhecer junto com ele...

E a nutrição adequada e equilibrada tem papel fundamental nessa longa vida, nesses três ou quatro anos a mais de alegrias.



Partindo desse principio, a PETS FEEDING tem o objetivo de preencher uma parte da lacuna dessa demanda e oferecer, com amor e respeito, programas de emagrecimento e ganho de peso, alem de dietas para alimentação caseira e a alimentação natural para nossos amigos caninos e felinos.



Sejam bem-vindos



Equipe Pets Feeding


domingo, 24 de abril de 2011

Características Fisiológicas dos Gatos



            Primeiramente peço desculpas pois atrasei a  postagem, mas tive imprevistos e não pude postar a tempo, e aqui estamos novamente...

            Bem, os gatos possuem características bem peculiares a um animal domestico e através desse texto tentaremos mostrar que os gatos são carnívoros estritos.
            Esse texto será mais curto que os outros porque todas essas características fisiológicas dos gatos são devido a um fato: ELES SÃO CARNIVOROS ESTRITOS!

Bom, feito a devida chamada vamos conversar agora...
    
Algumas característica muito importante desses animais:

Limitada capacidade de regular enzimas catabólicas do metabolismo de aminoácidos. traduzindo: os gatos tem uma baixa eficiência de produzir enzimas em seu corpo, que são propicias para formar aminoacidos.... Visto que uma proteína é composta de vaaaarios aminoácidos, ele tem dificuldade de satisfazer por si só a necessidade protéica, logo, esses aminoacidos precisam vir do alimento.    

Incapacidade de converter b-caroteno em Vit. A, de converter Acido. Linoleico em Acido Araquidônico e uma Inabilidade em converter cisteína em taurina.

Bem, coloquei essas três características juntas porque todas elas se explicam de uma forma simples e de uma forma mais complicada. O que querem primeiro? A simples? Ok.

A explicação simples para elas é que gatos são CARNIVOROS ESTRITOS!!!!

A explicação mais complicada é a seguinte: de que formas podem ser encontradas a vitamina A?
Resposta: livres (como a própria vit A) e em moléculas de beta caroteno!

E o que é esse tal de beta-caroteno?
Esse bicho nada mais é do que uma molécula formada por duas de Vitamina A, ou seja, quando uma molécula de beta caroteno é quebrada, fornece duas moléculas de vitamina A para o animal.

E onde são encontradas a vitamina A e o beta caroteno?
A vitamina A é encontrada no fígado, carne, peixes e até ovos.

E onde é encontrado o beta caroteno?
Já se perguntou porque cenoura é chamada de carrot em inglês? O beta caroteno vem de vegetais e não há em produtos de origem animal.

Então, por que cargas d`água o gato teria enzimas para converter beta-caroteno em vitamina A se eles nao ingerem beta-caroteno NUNCA, pois.... ELES SÃO CARNIVOROS!!!!?

A incapacidade de converter Acido Linoleico em Acido Araquidonico vem da mesma forma....
A titulo de curiosidade, esses ácidos são chamados de ácidos graxos (graxa pra quem é gaúcho sabe que faz menção a gordura, quem não é gaúcho agora esta sabendo).

Esse acido linoleico através de ações enzimáticas no organismo dos outros animais consegue converter-se em araquidonico, porem, a recíproca não é verdadeira, nos gatos não ocorre sequer a conversão de linoleico em araquidonico, muito menos a de araquidonico em linoleico, porque...Bem.... porque GATOS SÃO C-A-R-N-I-V-O-R-O-S!

O que é o ac. araquidonico?
O acido araquidonico é um nutriente essencial para o metabolismo do animal, principalmente para a manutenção da estrutura da pele, evitando rachaduras e problemas com cicatrizações e regenerações do tecido.

E onde ele é encontrado?
Apenas em gorduras animais como de frango, bovino e de peixes.

E o ac. Linoleico?
Também em gorduras de animais terrestres e óleos vegetais.

Logo entende-se o porque da falta dessa capacidade na conversao de Linoleico em Araquidonico:
Eles consomem tanto linoleico como araquidonico, pois SÃO CAR......NIVOROS!, não necessitando converter um no outro.

E uma inabilidade de converter cisteina em taurina???

O que é taurina?
A taurina é um acido-amino beta sulfônico, enfim.... um nutriente, que recebeu esse nome porque foi encontrado pela primeira vez no coração dos bois (Bos taurus) e após, descobriu-se que apenas existem em tecidos animais (e no Red Bull, logo o Red Bull tem.... ah, q nojo!)   
Voltando, os gatos não conseguem transformar o aminoácido Cisteina em taurina, porque?
Oras, por que a natureza faria isso se ele tinha acesso a taurina já prontinha na natureza? ELE NÃO COME CARNE?! Então? Seria uma capacidade inútil converter cisteina em taurina se ele ja come a taurina! (O que nao quer dizer que ele nao precisa de Cisteina, sim, ele precisa, o que ele nao precisa é transformar cisteina em taurina!!!) 

Outra capacidade dos gatos é a baixa produção de enzimas capazes de digerir carboidratos....

Isso provavelmente se deve a colocação que o gato esta na cadeia alimentar. Se lembrarmos dos lobos, eles conseguem digerir alguns carboidratos porque eram consumidores secundários: o produtor é a planta, o consumidor primário é o herbívoro, ele consome esse herbívoro logo é o consumidor secundário, e tem aquele rumenzão cheio de mato (carboidratos) ali dentro pra ele comer....

O gato vivia no deserto, os consumidores primários normalmente eram insetos ou roedores, os secundários vinham a ser cobras ou outros insetos maiores, em seguida vinham eles, como consumidores terciários ou até quaternários. Cadê o rango? Cadê a planta que devia estar aqui na barriga da presa? Sumiiiiiiu! oO

Por fim, os gatos tem como característica a principal fonte de energia ser provinda das proteínas. As proteínas tem alem do papel fundamental de formação de tecidos, produção de hormônios, etc.... a de fornecimento de energia, e os gatos são altamente eficientes nisso, em quebrar a proteina e aproveita-la como fonte energetica, porque a proteína é abundante na carne e os GATOS SÃO CARNIVOROOOOS!       

  
CONCLUSAO: GATOS SÃO CARNIVOROS ESTRITOS!!!!

O que queremos dizer com isso?
            Que eles comem carne? oO .... é,..... também, mas que não tentemos fazer uma dieta natural ou caseira vegetariana para gatos. Se você é vegetariano ou vegan, tudo bem, mas tens duas opções:

1-             Respeite o animal, não obrigue ninguém a ser como você, principalmente uma diferente espécie, que há muito tempo antes de você surgir, já comia carne!

2-            Quer um animal vegetariano? Tenha um coelhinho, ou uma arara, mas não tenha um animal que retira a maior parte de sua energia da proteína dos alimentos, pois ele vai sofrer!.

A Pets Feeding não faz apologia a nenhum tipo de costume, apenas respeitamos a natureza dos animais!

Grande Abraço

Leonardo Monte  

Nenhum comentário:

Postar um comentário