Bem vindos

Com a entrada no século XXI um fenômeno vem cada vez mais mostrando-se presente: Humanização!

Esse fenômeno nos faz cada vez mais nos aproximar de nossos animais e entende-los cada como membros de nossa família. Nos dão alegria, nos fazem sentir importantes, não reclamam de ouvir nossos lamentos nem de partilhar nossas alegrias... Se brigamos com eles não nos guardam magoa e cada vez que entramos em casa, seja se saímos há cinco minutos, ou cinco dias,... nos recebem sempre da mesma forma: Com beijos a sua maneira e uma forma de amizade incondicional, nos amam e são amados de forma única.



A idéia de criar a Pets Feeding foi NÃO de proporcionar aos donos, uma opção para uma necessidade ou capricho da alma. MAS SIM de proporcionar aos cães uma opção de vida longa e saudável, de ter o direito de proporcionar mais alegrias ao seu dono/amigo e envelhecer junto com ele...

E a nutrição adequada e equilibrada tem papel fundamental nessa longa vida, nesses três ou quatro anos a mais de alegrias.



Partindo desse principio, a PETS FEEDING tem o objetivo de preencher uma parte da lacuna dessa demanda e oferecer, com amor e respeito, programas de emagrecimento e ganho de peso, alem de dietas para alimentação caseira e a alimentação natural para nossos amigos caninos e felinos.



Sejam bem-vindos



Equipe Pets Feeding


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Características Fisiológicas dos Cães


Olá Leitor, prazer em revê-lo novamente...

Outro dia estava em uma agropecuária e haviam algumas rações (alimentos extrusados, vamos nos acostumar ao termo correto) sendo vendidos a granel.
De repente me entra um senhor e começa a conversar com o vendedor sobre as diversas rações que estavam à venda, ele mergulha a mão em um dos sacos, tira um punhado, enfia na boca, analisa o sabor, faz uma careta e diz:
-  Muito amarga, meu cão não vai gostar dessa aqui não!

Meu cão não vai gostar dessa aqui? como ele sabe? Será que ele era um cão fantasiado de idoso?

Amigos, nossos cães têm um paladar deveras diferente do nosso e o que é gostoso pra ele nem sempre seria gostoso pra nós, e conseguinte, o que é ideal para o organismo deles nem sempre é o ideal para o nosso. Isso porque temos todos fisiologias diferentes, até mesmo dentro da mesma espécie: Por que será que quando os europeus vêm à Bahia e comem aquelas comidas apimentadas têm diarréia?

Fisiologias diferentes, essa é a chave!


E se fiz um post sobre características fisiológicas dos cães, obviamente ela é diferente da dos gatos, o que dará aos bichanos um novo post no Domingo ou na Segunda, o fato é que minha colega zootecnista Lucilene não ficará desamparada de informações para seu bichano.

Bom, falando dos cães, vamos nos transformar em um alimento e seguir boca adentro, passando por todas as etapas até nos transformarmos em um "lindo", firme e "cheiroso" cocô!

Ok, agora fomos apreendidos pela boca dele e ele está nos mastigando...
- Ai, como dói! Quem foi que teve essa idéia?
- Rápido, agarre-se no meio dos dentes, vamos!
- Não está adiantando, ele consegue nos tirar!

Bom amigos, essa é a primeira característica dos cães, suas mandíbulas têm uma alta capacidade de movimentação lateral, não apenas vertical, o que permite que eles tenham alguma facilidade em limpar os dentes (quando comparado aos gatos).

Ainda na boca começamos a ser ensalivados,
- Ah, que banho bom, não aguento mais esse amido em mim!
- Mas que raios, o meu não está desgrudando!
- Nem o meu, droga, quem não gelatinizou esse amido?!

Outra característica importante dos cães é uma saliva de pH alcalino, como todos os animais, rica em mucina (função lubrificante), também como todos os animais, mas a ausência de amilase salivar nos dentes. a amilase salivar é responsável pela quebra do amido para que esse venha fazer sua função: FORNECER ENERGIA, se você não acredita que tem essa enzima, ou tem dúvidas, coloque um miolo de pão na boca e masque-o e ensalive-o por um minuto, ao sentir que ele fica mais adocicado você poderá pensar que algo sabotou seu pão... pode até ser, refaça o teste então e quando ele ficar doce novamente constatará o sabor do amido! Já o cão não terá esse privilégio, pois não possui essa enzima!
Mas por que não?
Simples, onde encontramos amido? Normalmente em grãos e cereais que são ricos em carboidratos, como o milho, por exemplo. E se você me apontasse um cão (lobo) durante seu processo evolutivo comendo uma espiga ou uma pamonha eu lhe daria um prêmio! Por isso a ausência da amilase salivar, porque os lobos na sua evolução não consumiam o amido, logo,a  natureza axou uma perda de tempo lhe dar essa enzima. Por isso, quando o amido é fornecido através do alimento extrusado (OU SEJA, SEMPRE!) ele deve passar por um processo de gelatinização que não entraremos em detalhes.
Outros carboidratos NÃO PROCESSADOS também tem baixo aproveitamento quando comparado a proteínas, visto que a carne é rica nessas segundas e não possui as primeiras. O que faria das enzimas digestivas dos carboidratos (as carboquinases) uma inutilidade em um carnívoro na natureza

Bom, chegamos ao estômago e estamos sendo embebidos em suco gástrico.
-Ah, graças a Deus!
- Minha nossa senhora, meus aminoácidos estão todos indo embora!
- M%#$&, os meus também! Que raio de suco gástrico é esse?
Pobres de nossos amigos que caíram em um pH que normalmente está por volta de 1 (pode variar de 0,9 a 2,0, mas normalmente está por volta de 1,2 ou 1,3), pra quem não sabe isso é muito ácido, mas é uma característica de carnívoros, por que?
Simples, porque na carne encontramos grande quantidade de Proteínas e Lipídeos, as proteínas são quebradas em aminoácidos em pH ácido, já são encontrados zero (não gosto de generalizar e ser radical, mas é zero mesmo!) de carboidratos, 
Curiosidade: então se são carnívoros seu acesso a carboidratos é zero, não?
.
.
.
ERRADO! Lembra que lobos caçavam normalmente animais grandes e herbívoros, em sua maioria ruminantes... e você lembra também de uma certa Sibéria com pouca disponibilidade de alimentos? Pois saiba também que segundo o autor Santos(2007), um carneiro com 28kg tem em média 3,5kg desse peso em um rúmem cheio, ou seja, da sua caça, 12,5% do peso do animal era um rúmem cheio de pasto pré-digerido. E o que seria pasto (fibra) pré-digerida? A grosso modo são carboidratos prontos para serem digeridos!
Então, com aquela fome desgramada, você acha que eles deixariam uma fonte de energia tão boa passar fácil assim? Claro que não! eles comiam, então, pra finalizar, os lobos tinham acesso ao carboidrato na natureza?
.
.
.
Parcialmente errado! Na verdade, como sempre procuro ver o copo meio cheio poderia dizer PARCIALMENTE CERTO! Mas na verdade está mais errado do que certo! 
 Porque apenas o alfa e os machos mais fortes tinham acesso a esse carboidrato, ou seja, uma grande minoria. Observações dizem que até hoje é assim, na alcatéia, quando abate-se um animal, normalmente o alfa e os mais fortes vão em cima das melhores fontes de alimento: Rumem (ou estômago se não for ruminante), Fígado e Rins!

Mas voltando a nossa viagem, acabamos de passar do estômago, para o intestino delgado.
Primeiro recebemos um banho de bile...
- Ah, eu precisava mesmo emagrecer, perder essas gordurinhas localizadas!
- Pelo menos uma coisa de boa aqui, melhor que qualquer spa que já fui!
- Verdade, vou ficar mais sarada que a Valesca Popozuda!
Bom, o fígado e o pâncreas dos cães é o sonho de qualquer mulher, das mais gordas às mais magras (porque até as raquíticas se acham gordas), é altamente eficiente quando se trata de quebrar gorduras e absorvê-las pelo intestino delgado gerando energia de reserva, isso é graças a uma bile e um suco pancreático potente, também característica de carnívoros que se alimentam de animais gordurosos (lembra da fauna siberiana? Para sobreviver no frio os animais têm por característica depositar gordura para proteção do frio e reserva energética na escassez de alimentos).
- Agora encosta e dorme, porque essa viagem vai demorar!
- Qual será o filme que vão passar, acho que esqueceram de mim 27!
- Nem imagino, mas... que luz é aquela no fim do túnel?
Outra característica fundamental dos cães, e dos outros carnívoros, nos cães a digestão é rápida e o alimento começa a ser excretado 13 horas depois de ingerido e termina em dois dias, já no ser humano leva 3 dias. E graças a rápida digestibilidade das proteínas, possuem um intestino delgado e grosso extremamente curtos! Por que?
Bem, se o alimento é de fácil digestão, ou seja, rapidamente aproveitado, porque raios ficaria esperando dentro do intestino deles? Nem recebem INSS pra ficar esperando!
Pra você ter uma idéia, os intestinos (delgado+grosso) dos cães tem capacidade de receber 37% do volume ingerido, enquanto o ser humano tem 83% e o porco 71%. 

- Que fedor é esse? Não acredito que você....
- Eu não, deve ter sido você! Eu lá tenho cara de fazer isso!
- Não... droga, somos nós! Onde estamos?
Algo mais a se salientar na fisiologia digestiva dos cães é a presença de um CECO minimamente desenvolvido, o ceco é um compartimento do intestino grosso e representa cerca de 1% do volume compreendido entre estômago e ânus, bem, o ser humano não chega a sequer 1%, então já é alguma coisa esses 1% e são eles os responsáveis pelas caretas da sua velha avó e das risadas aqui na minha casa: falo das flatulências (peidos) dos cachorros! 
Morando no ceco estão colônias de bactérias que têm a principal função de atacar e digerir as fibras solúveis, produzindo gases, e elas fazem isso de sacanagem?
Não! a natureza não curte perder tempo com sacanagens. Se o seu carro, fogão, e até alguns chuveiros podem utilizar gás como combustível, porque o cão não? Os gases são nada mais que as fezes das bactérias, após digerir as fibras, mas alguns desses gases são reabsorvidos no intestino grosso e reutilizados como forma de energia, mas na prática podemos dizer que a energia provinda desses gases é tão baixa que não fornece energia.

Bom, aqui no intestino grosso é onde os líquidos são reabsorvidos e onde estamos saindo sequinhos, sãos e salvos pelo ânus, espero que tenha gostado da viagem, porque EU NÃO! Agora vou ir tomar um banho porque estou com nojo de mim mesmo!

Abraços

Leonardo Monte

6 comentários:

  1. Obrigado amigo,
    sinta-se à vontade para continuar acompanhando

    ResponderExcluir
  2. O texto tá ótimo, adorei! Pra quem tem cachorro é essencial saber dessas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Carine, de fato poucas pessoas sabem algumas caracterisitcas fisiologicas que nossos amigos tem, e pior algumas acham que eles sao como a gente

    ResponderExcluir
  4. Li pela primeira vez e adorei! Bom, nunca tinha pensado em viajar dentro do meu cachorro até sair do outro lado..mas a idéia foi genial! Agora eu posso dizer que conheço ele a fundo..rsrs..mas é didático, amei isso!

    ResponderExcluir
  5. Hhahahaha, obrigado Ale, sinta-se a vontade para aparecer sempre que quiser.

    Realmente eu achei o texto bom, talvez o melhor que tenha aqui, mas estava em um dia inspirado de... didatica hahaha

    beijos

    ResponderExcluir