Bem vindos

Com a entrada no século XXI um fenômeno vem cada vez mais mostrando-se presente: Humanização!

Esse fenômeno nos faz cada vez mais nos aproximar de nossos animais e entende-los cada como membros de nossa família. Nos dão alegria, nos fazem sentir importantes, não reclamam de ouvir nossos lamentos nem de partilhar nossas alegrias... Se brigamos com eles não nos guardam magoa e cada vez que entramos em casa, seja se saímos há cinco minutos, ou cinco dias,... nos recebem sempre da mesma forma: Com beijos a sua maneira e uma forma de amizade incondicional, nos amam e são amados de forma única.



A idéia de criar a Pets Feeding foi NÃO de proporcionar aos donos, uma opção para uma necessidade ou capricho da alma. MAS SIM de proporcionar aos cães uma opção de vida longa e saudável, de ter o direito de proporcionar mais alegrias ao seu dono/amigo e envelhecer junto com ele...

E a nutrição adequada e equilibrada tem papel fundamental nessa longa vida, nesses três ou quatro anos a mais de alegrias.



Partindo desse principio, a PETS FEEDING tem o objetivo de preencher uma parte da lacuna dessa demanda e oferecer, com amor e respeito, programas de emagrecimento e ganho de peso, alem de dietas para alimentação caseira e a alimentação natural para nossos amigos caninos e felinos.



Sejam bem-vindos



Equipe Pets Feeding


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Análise de um Rótulo



Olá, prezados leitores. O tema a ser discutido hoje será o de análise de um rótulo de alimento balanceado para cães e gatos.

Quando nos deparamos com um saco de ração de uma marca que nunca vimos antes, qual a primeira coisa que olhamos? 
Mesmo sem ter nenhum entendimento de nutrição, a primeira coisa que nos salta aos olhos são os níveis de garantia, ou seja, a parte do rótulo que contém todas as informações sobre as características nutricionais dentro do pacote....

Alguns termos e mitos que devemos levar em consideração, por exemplo: Por que algumas rações vêm informando: contém pedaços de carne, outros dizem: enriquecido com vitamina A.... por que a diferença de contem; com; enriquecido; a base de;.... mero capricho?

Errado, isso tudo informa a quantidade que existe dentro do pacote:
contém pedaços de carne.... significa que há menos de 4% de pedaços de carne;
com pedaços de carne........significa que há de 4 - 14% de pedaços de carne;
enriquecido com ................significa que há de 14 - 26% do ingrediente;
a base de............................ significa que há de 26 - 99% do  ingrediente;
total de............................... significa que 100% do produto é o ingrediente.
(Isso varia de país para país, mas em suma é válido)

A ração que tenho na minha frente possui os seguintes dizeres nos níveis de garantia:

Umidade (máx) ...................9%
Proteína Bruta (mín) ...........28%
Extrato etéreo (mín) ...........16%
Matéria fibrosa (máx).........3,2%
Matéria Mineral (máx) .......7,5%
Cálcio (máx) .....................1,38%
Fósforo (mín) ....................0,8% 

E ONDE ESTÁ O RESTO? PORQUE SE SOMARMOS ISSO NÃO DÁ 100%!!!!
 Verdade caro leitor, se lembrarmos das postagens passadas veremos que falta um importante nutriente: Carboidratos! Então você que é tão preocupado com sua saúde e que não pode nem ouvir falar de carboidratos, agora sabe o que estava faltando na conta.....

Por que alguns componentes possuem mín e máx?

Simples, porque a maioria das pessoas são leigas quando o assunto é nutrição, e isso é uma forma que o ministério da agricultura teve de defender os consumidores.
Alguns componentes são mais caros na formulação, como a proteína, o fósforo e a gordura (que é o extrato etéreo), já outros são barateadores do produto, como as fibras, água e alguns minerais, então, a empresa é obrigada a colocar, por exemplo: proteína bruta mínima 28%. Isso significa que se tiver menos que isso, a empresa estava tentando lesar o cliente, a mesma coisa que se ela informar que a fibra máxima é 3,5% e tiver mais que isso na análise laboratorial.

Agora voltando à análise, você pode pensar: "proteína 28%, perfeita!" 
Calma láááá amigo, não é proteína 28%, é proteína BRUTA 28%.... permita-me ilustrar melhor para você....

Você tem duas propostas de emprego: uma te oferece 2000 reais de salário e outra oferece 1200....
qual a melhor?
A de 2000 certo? ......Beleza, só deixe-me detalhar melhor as duas:

A de 2000 você será um representante comercial: vai ter que se mudar de cidade, não recebe auxílio alimentação e terá que viajar com a gasolina saindo do seu bolso! 
A de 1200 você também será um representante comercial: muda de cidade mas ganha o aluguel pago pela empresa, o carro também é da empresa e você não gasta nada e ainda tem tícket alimentação....

Agora te pergunto: Qual a melhor????Onde seu salário será melhor aproveitado?
A mesma coisa serve nessa questão dos nutrientes: uma pode ter 28% de proteína, mas a maior parte dela advinda de farinha de penas, que possui um péssimo aproveitamento pelo animal..... a outra pode ter 22%, mas sua proteína vêm de farinha e pedaços de carne que conferem uma digestibilidade (capacidade do organismo digerir e aproveitar) muito maior que a acima.....
Tá bem, mas agora vem a pergunta: E como eu vou saber?

Bem, a resposta está bem diante de seus olhos..... leia a composição do alimento. No Brasil, as empresas colocam os ingredientes em ordem decrescente de inclusão na fórmula. Então, se a farinha de carne está  dois ou três ingredientes antes da farinha de penas, por exemplo, sabemos que a primeira estará em bem maior quantidade que a segunda. 

ATENÇÃO!
Isso só é válido para farelos e farinhas, alimentos com teor de água parecidos,....
Alguns ingredientes que contém muita água ( a carne fresca, por exemplo) aparecem no topo da lista, dando a ilusão de ser o principal contribuinte nutricional do alimento.
Veja bem, a carne fresca tem cerca de 70% de água e apenas 20% de proteínas, já os farelos vão apresentar 5% de água e se formos considerar o farelo de soja, sua proteína é 38%.
Logo, devido a sua grande quantidade de água, a carne fresca necessita entrar em maior quantidade na embalagem e seu nome "espertamente" vem antes!

MAS QUERO SABER O QUANTO TEM DE CADA INGREDIENTE!!!!
Isso, caro leitor, só quem a formulou sabe e por isso temos rações tão boas e rações nem tão boas por aí. Ou acha que segredo industrial só existe na Coca Cola e nos perfumes da Carolina Herrera?

NÃO HÁ UMA FORMA PRÁTICA DE SABER SE A RAÇÃO QUE DOU AO MEU GATO É BOA PRA ELE?
Existe sim!
O método do olho. O que é digestibilidade? 
A grosso modo digestibilidade é a diferença de quanto entra e quanto sai em percentuais, por exemplo:
Se você fornece cem gramas de alimento e ele defeca 30 gramas, você descobriu que a digestibilidade é 70%!
Observe o volume de fezes do seu animal, o odor e sua aparência, dessa forma saberá POR CIMA, que o alimento que você fornece é bom ou ruim. 
Eu como nutricionista já tive a curiosidade de analisar alguns alimentos na internet e até mesmo dentro do mercado e me arrisco a dizer que não há, falando em pet food, ração ruim. Há as melhores e as piores, mas nada que seja ruim! Claro que não vi tudo, mas pense comigo:
- Se uma indústria faz uma ração para suínos e mata um lote inteiro por causa de micotoxinas (toxinas causadas por fungos) a empresa é obrigada a indenizá-lo e vai cada um pro seu lado.

- Se uma empresa faz um alimento balanceado que intoxica e mata o cãozinho de uma senhora de idade, viúva e sem filhos, o que acontece? Até o CQC vai lá! Então as empresas de alimentos pet têm muito cuidado com a questão da formulação, porque com certeza não seria apenas um pacote e sim centenas ou milhares de pacotes.....

Bem, acredito que era isso, como sempre opto por não ficar cansativo. Análise de Rótulos é um mundo a ser discutido e o que postei aqui é minha visão como zootecnista/nutricionista, mas claro que podem haver opiniões contrárias e eu gostaria de ouví-las. 

Espero que tenham gostado do post e que se surgirem dúvidas, por favor, compartilhem!

Grande Abraço

Leonardo Monte Carvalho

5 comentários:

  1. Nossa Tula, obrigado pelo elogio. Estava meio parado por aqui porque estou ocupado terminando de escrever um livro, mas vou separar um material para postar aqui!

    ResponderExcluir
  2. Cara, tenho gostado muito do blog, velho.
    Creio que existem muitas coisas a melhorar, mas este foi de longe o melhor post. Tanto pela escrita quanto pelo conteúdo. Foi algo com aplicabilidade imediata e posta de forma bem didática. Parabéns, Léo!

    a propósito, aqui é o Rapha. UNIFOR Heroes sou eu... não pergunte...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vou comentar nas outras.
    Vou ver se hoje a noite faço a logo do teu blog, cara.
    Tu quer um cachorro dessa raça pelancuda aí que não lembro o nome, né?

    ResponderExcluir
  4. Você devia voltar a escrever aqui viu :)

    ResponderExcluir