Bem vindos

Com a entrada no século XXI um fenômeno vem cada vez mais mostrando-se presente: Humanização!

Esse fenômeno nos faz cada vez mais nos aproximar de nossos animais e entende-los cada como membros de nossa família. Nos dão alegria, nos fazem sentir importantes, não reclamam de ouvir nossos lamentos nem de partilhar nossas alegrias... Se brigamos com eles não nos guardam magoa e cada vez que entramos em casa, seja se saímos há cinco minutos, ou cinco dias,... nos recebem sempre da mesma forma: Com beijos a sua maneira e uma forma de amizade incondicional, nos amam e são amados de forma única.



A idéia de criar a Pets Feeding foi NÃO de proporcionar aos donos, uma opção para uma necessidade ou capricho da alma. MAS SIM de proporcionar aos cães uma opção de vida longa e saudável, de ter o direito de proporcionar mais alegrias ao seu dono/amigo e envelhecer junto com ele...

E a nutrição adequada e equilibrada tem papel fundamental nessa longa vida, nesses três ou quatro anos a mais de alegrias.



Partindo desse principio, a PETS FEEDING tem o objetivo de preencher uma parte da lacuna dessa demanda e oferecer, com amor e respeito, programas de emagrecimento e ganho de peso, alem de dietas para alimentação caseira e a alimentação natural para nossos amigos caninos e felinos.



Sejam bem-vindos



Equipe Pets Feeding


segunda-feira, 18 de abril de 2011

História Evolutiva de Cães


Para entendermos o porquê um determinado animal se alimenta de tal maneira, o jeito mais fácil de descobrir é lembrar: DE ONDE VIERAM? COMO SURGIRAM? PARA ONDE VÃO?

Bem, os cães na verdade nunca surgiram... MAS COMO ASSIM?... Isso mesmo o cão é a mesma espécie do lobo, ambos são Canis lupus, como o zebu e a raça bovina Angus, ambos são Bos taurus, mas para diferenciação foram criadas sub-espécies: o zebu tornando-se Bos taurus indicus (pois veio da Índia) e o boi europeu (aquele sem o cupim) Bos taurus taurus. De forma semelhante ocorreu com o cão: tornou-se Canis lupus familiaris (entenda tornou-se como: um grupo de zoólogos resolveu chaveá-lo de forma diferente,...  a natureza nada tem a ver com isso)... e a prova que são a mesma espécie é simples: UM LOBO CRUZADO COM UMA CADELA GERARÁ FILHOTES FÉRTEIS! Essa é a chave para saber se dois animais são da mesma espécie: descendentes férteis. Por que? Bem esse não é nosso assunto, mas em resumo são o número de cromossomos e a compatibilidade dos genes.

Pois então se o cão e o lobo são a mesma espécie, podemos entender que tudo no comportamento do cão é igual ao lobo?
Resposta: Não! Os cães adaptaram-se a vida urbanóide e ao convívio muitas vezes solitários. O que podemos dizer é que: O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DO CÃO JUSTIFICA-SE PELO COMPORTAMENTO DO LOBO!
Isso sim é verdade..... então vejamos algumas características do cão:
- Neofilia
- Voracidade
- Baixa mastigação
- Enterrar restos
- Baixa quantidade de refeições

*Deixo aqui uma ressalva que as características citadas abaixo são generalistas, claro que sempre haverá um cão chato para comer, ou que não se comporta de forma igual, mas em suma as informações abaixo para a maioria dos casos são verdadeiras e não se preocupe com algumas palavras feias, todas serão explicadas uma a uma*

Para introduzir-nos na história dos cães, devemos saber que existem várias teorias e todas têm suas verdades mas a que utilizaremos é de que os lobos surgiram a cerca de 300 mil anos na região que hoje conhecemos como Sibéria, no Nordeste da Rússia, e, com a glaciação Würm (última era do gelo) eles desceram a sudeste em direção à China.
Desde seu surgimento, por uma questão de sobrevivência foram se agrupando em alcatéias onde apenas o macho alfa copulava dessa forma selecionando naturalmente a espécie, mas POR QUE?

Simples. O macho alfa é o mais forte, logo, seus filhotes terão melhores genes, em teoria, sendo mais fortes. Agora imagine que uma loba leva 4 meses gestando, carregando uma ninhada na barriga, tornando-se um alvo mais fácil para os predadores, num ambiente frio, quase sem comida (guarde essa informação), tendo que encontrar alimento para si e para sua ninhada, passa mais um mês e meio amamentando, e de quebra mais seis meses ensinando-os a caçar... Nesse ambiente inóspito e perigoso só os mais fortes sobrevivem, agora imagine se essa fêmea decide cruzar com o ômega (o mais fraco da alcatéia)... quais as chances de sobrevivência desses filhotes? Com certeza bem menores que se fossem de um alfa!
Conclusão: ESSE TIPO DE COISA SÓ ACONTECE NOS FILMES DA DISNEY!

 Então vamos começar a elucidar um pouco as características dos nossos amigos:

- Neofilia: é a característica de aceitar coisas novas (refiro-me a alimentação). Quem tem cão e gato sabe bem a diferença de trocar um sabor ou marca de alimento para um cão e de trocar para um gato. O cão cheira, prova e mesmo se não comer, quando a fome apertar ele vai lá e come, já o segundo morre de fome, mas se o cheiro não lhe agrada ele sequer prova...
Bem, lembra que pedi pra você guardar aquelas informações ali em cima?
Ótimo, agora imagine-se em um ambiente frio, com pouca comida, você alimentando-se uma ou duas vezes por semana,.... de repente passa um cervo pulando ali, o lobo pensa: Não, hoje não estou muito pra carne de cervo, vou esperar uma lebre passar!
Dificilmente!
Você sendo um carnívoro, o ataca, mata e come.... E a mesma coisa aconteceu aos lobos: Havia pouca comida, então o que aparecia era uma presa, pois sabe-se lá quando aparecerá outra? Por isso os cães não têm muita "frescura" para se alimentar.

Voracidade: É o hábito de consumir tudo o que pode e quando não aguentar mais, come mais um pouco.
E por quê disso?
Bem, então, no terrível ambiente da glaciação que nos encontramos, você pertence a uma alcatéia com quinze lobos... Todo mundo morrendo de fome, encontram uma presa, caçam, matam e estão comendo, o lobo pensa: vou comer pouquinho porque minha avó disse que ser esganado é falta de educação!
Improvável!
Há mais uma quantidade de seres comendo com você, competindo por comida. Qualquer ser comeria o máximo que desse e isso era o que acontecia, muitos animais ingerem uma quantidade enorme de comida para depois em um lugar separado regurgitá-la e comê-la melhor.
*Sempre haverá uma pessoa dizendo que seu cão não faz isso... mas experimente criá-lo com outros dez cachorros, em um ambiente extremamente competitivo pela comida... garanto que ele quando tiver passado por duas semanas de fome se adaptará. (a não ser que ele seja o ômega da matilha)

Baixa mastigação: Diferente dos gatos, os cães mastigam três a quatro vezes o alimento pela mesma razão da voracidade: engolir logo para abocanhar mais um pedaço. Dificilmente o lobo pensaria: Tenho que mastigar 33 vezes para uma perfeita digestão!

Enterrar os restos: A mãe natureza é sábia e os lobos "sabendo" que comida era rara desenvolveram o hábito de armazenar os alimentos como nós: em geladeiras... MAS QUE GELADEIRAS?
O ambiente, oras, - 40° Celcius não está bom?
Os cães mantiveram esse hábito de enterrar e poupar, para conseguir se alimentar em tempos de maior escassez (sem falar que o hábito de cavar também serve para deixar seu cheiro marcado no terreno).
Apesar que poucos de nós vive em ambiente de neve, esse hábito foi mantido pelos cães.

Baixa quantidade de refeições: Bom, acredito que você nem precise que eu explique o porquê dessa característica, não?! Quando digo baixo número de refeições, não quero dizer que ele opta por isso, mas sim que ele ADAPTA-SE A COMER UMA VEZ POR DIA. Diferente de gatos que um baixo número de refeições acarreta uma série de problemas (vamos conversar sobre isso também) o cão não sofre desse problema, justamente porque durante milhares de anos, os lobos alimentavam-se poucas vezes ao dia.

E desse jeito vem sendo há 300 mil anos, mantendo várias características e hábitos de seus primos os lobos... (e desenvolvendo algumas novas também).

Bem, acredito que aqui tem bastante informação, mas não tem tudo... porém, optei assim para não deixar a leitura tão massante, quem sabe nos comentários não discutimos mais? Qualquer coisa envie-me um email e conversaremos trocaremos informações.

NÃO SEI DE QUANTO EM QUANTO TEMPO IREI POSTAR, SE O BLOG FIZER SUCESSO, POR QUE NÃO TODOS OS DIAS???? (mas a princípio, uma vez a cada dois)

Próximos assuntos em pauta (não exatamente nesta ordem, a não ser a dos gatos):
- História Evolutiva dos gatos
- Analisando um rótulo de ração (o nome técnico é alimento extrusado)
- Características fisiológicas da nutrição de cães
- Características fisiológicas da nutrição de gatos
.
.
.
Aceito sugestões de assuntos

FOI UM PRAZER E ESPERO VÊ-LO(A) MAIS POR AQUI, POR FAVOR, SE GOSTOU NÃO DEIXE DE COMENTAR, SE NÃO GOSTOU TAMBÉM, TODA CRÍTICA É BEM VINDA.

Grande Abraço
Leonardo Monte

14 comentários:

  1. Oi Leonardo, tudo bom ?
    Gostei muito da iniciativa do blog, muito interessada nesse assunto achei o seu texto bem legal, com bastante informação de coisas que eu não conhecia, não sei se isso seria também da sua área porque não tem a ver com nutrição mais eu queria saber das diferenças das raças em si acho interessante como foi surgindo varias raças vindas de um mesmo ponto comum, o lobo. :D

    Abraço
    Bruna Plantier Castanho

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, tudo bem sim e ctg e a família?
    Obrigado pelos elogios, espero que as pessoas se interessem pelo blog para que que eu possa dar seguimento a ele.

    Bom, penso que poderia fazer uma postagem inteira falando apenas sobre a domesticação do cão. Como postei em cima, os cães surgiram a 300 mil anos e desde que foram se aproximando do homem esse o selecionou para o melhor benefício da atividade em vista!

    Por exemplo, é sabido que as primeiras raças (mesmo que não registradas oficialmente) foram as raças de pastoreio, porque se deu em uma época remota quando o homem deixou de ser nômade e passou a cultivar seu próprio alimento e criar os primeiros animais, logo, alguns lobos que foram cativos filhotes conseguiram aprender a pastorear ovelhas e cabras, e até mesmo a guardá-las de outros lobos e predadores.... surgindo assim lobos (ou cães) cada vez mais adaptados ao pastoreio.

    Mesma coisa para o combate. Cães como o Mastim Napolitano foram desenvolvidos para lutar contra gladiadores, ursos e leões nas arenas e coliseu romanos. Então selecionaram-se animais com alta resistência a dor (aqueles bochechões chamados de barbelas), muito agressivos e com uma mordida capaz de matar esses grandes animais.

    O Cane Corso (tenho uma em meu album de orkut) como o nome em latim diz: Cão guardião. Foram animais com um sentido extremo de proteção, logo, cães com a característica robusta, mordedura em tesoura (para agarrar melhor o inimigo) e agressividade controlada foram cruzados entre si gerando filhotes cada vez mais guardiões.

    O poodle, por exemplo tem uma história interessante: foi criado na Alemanha para ser um cão de caça e água, por isso a pelagem e corte dele são do jeito que são: os pom-pons se você notar ficam em regiões de extremidade (ponta das patas, cabeça, orelhas, rins e ponta da cauda) justamente porque ao nadar em águas geladas precisava manter a temperatura desses órgãos vitais e não poderia ser deixado totalmente peludo porque ficaria muito pesado e gastaria muita energia para nadar.... o pom pom na cauda tem a função de ser fácil visualização do pescador quando o animal está na água.

    Enfim, raças é um assunto pra se passar dias falando, são mais de 400, mas pra quem é apaixonado como eu, é um dos assuntos mais gostosos de conversar!

    ResponderExcluir
  3. Leo, adorei teu blog, vou seguir ele!! Já que tu tá pensando em falar de raças, fala do Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão.. sou completamente apaixonada pela raça, tenho um casal, o pai e a filha.. Tem tantas histórias sobre a raça, eu gostaria de saber a origem deles... forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelle, tudo bem? Obrigado pelos elogios, espero corresponder e se puder divulgue que acho que pode virar um blog bem legal.
    (antes de mais nada, meu computador deu uma coisa que nao consigo usar acentos nem cedilha, entao nao fique com uma impressao ruim quando escrever "eh", ou "tah", ok?)

    Bom, quando voce me diz Lulu, provavelmente esta falando do Toy ou Spitz Alemao Anao, certo? Bem de qualquer forma a origem deles eh a mesma, porem.... diferentes funcoes!

    Primeiro vamos definir bem o que eh Spitz, bom Spitz eh uma palavra alema~ que quer dizer "aponte" ou "apontar", sao caracterizados por serem animais resistentes, com focinho comprido e principalmente CAUDA ENROLADA SOBRE AS COSTAS.
    E que caes voce lembra alem do Lulu que possui cauda enrolada nas costas?..... Husky Siberiano, Akita, Malamute e.... meu favorito: o desconhecido Elkhound (pra mim o mais bonito de todos)... e o que voce nota neles? Ja reparou como sao parecidos com os lobos? Poiseh, existem teorias que dizem que os Spitz foram as primeiras racas de caes criadas!

    Bom, mas falando do Spitz Alemao Anao, esse tinha a principal funcao dos outros Spitz: puxar treno`, alias, provavelmente o Spitz Alemao tem muito a ver com o Samoeida.
    Os primeiros Spitz eram EM SUA MAIORIA de pelos brancos e couro escuro, como os ursos polares: pelos brancos permitem a passagem de raios solares (na verdade nao sao brancos, sao ocos e transparentes dando a impressao de serem brancos) e o couro escuro que segura o calor desses raios que passam.

    Bom, o fato eh que esses caes foram levados para a regiao da Pomerania, regiao da Alemanha que faz fronteira com a Polonia e la passaram a pastorear ovelhas... no seculo XIX comecaram as selecoes geneticas afim de conseguir caes cada vez menores, de pelagem mais macia e com cores mais voltadas para o dourado, afim de que servissem para companhia.

    Bom Michelle, o que sei do Spitz eh isso, todos os caes sao chaveados de uma forma logica e na verdade eh muito complicado falar do surgimento de racas, porque hoje mesmo, para ser considerado uma raca, tem que ser registrado na CFI e muitas racas nao estao, entao imagine naquela epoca!!!!

    Forte abraco e nao deixe de aparecer amanha quando falarei sobre a Historia Evolutiva dos gatos. Se conhecer alguem que goste de gatos, convide tambem!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom teu blog, interessante, leve, de leitura gostosa, instrutivo e divertido, principlamente quando você relata o dialogo do ponto de vista do animal, rsrsrsrs. Gostei disso.
    tenho uma sugestão sobre um assunto:
    Cura de certas doenças através da alimentação. Como por exemplo, usar Homeopatia misturada a ração.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. É, de fato é um assunto interessante, vou ver o que encontro de homeopatia para colocar aqui, mais pra frente se encontrar um material bom com certeza postarei aqui!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Leo, o husky siberiano não possui cauda enrolada, pelo contrário, isso é uma falta grave no padrão da raça! O malamute do Alasca sim possui a cauda portada sobre o dorso, apesar dela não ser enrolada como a do akita.

    ResponderExcluir
  9. Sobre a teoria do alfa da matilha: há um certo movimento lá fora para negar essa teoria hoje (que existe um "alfa" numa alcatéia de lobos, que eles disputam essa posição e tudo o mais). Eu particularmente faço parte dos que acreditam que essa teoria já está ultrapassada e que como defendem alguns dos estudiosos de lobos no mundo, a "dominância" de um lobo sobre outro está muito mais relacionada ao fato de ser pai/mãe/irmão mais velho/ (ou seja, por ser mais velho e mais experiente, e por possuir um estágio de maturidade mental diferente) do que a uma característica intrínseca de personalidade do animal.

    E outra coisa que defendo: cães e lobos não podem ser encarados como espécies tão aproximadas em termos comportamentais e nutricionais. Sabe-se por exemplo que lobos possuem uma tolerância a carboidratos muito menor que cães, por exemplo (apesar de nutrição não ser exatamente minha praia, sei que não há estudos sobre diferenças alimentares mais profundos entre as espécies). E que o comportamento de cães e lobos difere significativamente, aliás, sabemos que existe diferença significativa no comportamento entre raças de cães, que dirá entre cães e lobos.

    Aqui deixo um link de um texto escrito por Stanley Coren, um MV especialista em comportamento e autor de vários livros, sobre dominância: http://www.psychologytoday.com/blog/canine-corner/201007/canine-dominance-is-the-concept-the-alpha-dog-valid

    E aqui um vídeo de David L. Mech, um dos mais proeminentes estudiosos sobre lobos do mundo, e uma das principais pessoas a disseminar o termo "alpha wolf" 40 anos atrás e o que ele pensa hoje a respeito disso: http://www.youtube.com/watch?v=p3OJz41fIxI

    ResponderExcluir
  10. E a indicação de um livro em português: "O Bem-Estar dos Animais" de Temple Grandin. Em inglês, teria uma porção de livros rs.

    ResponderExcluir
  11. opaaaaa!!!!
    Mais um blog para se ler!!!!

    Leonardo, parabéns!
    Acho que será de excelente leitura sua blog.

    Ahhh poso deixar um comentário tb sobre comportamento hehehhehe

    COncordo com a Thaís e deixo um link de um documentário sobre evolução
    http://rutube.ru/tracks/3688551.html?v=427560e3311476d6a97135351be6f41f

    .
    Espero que vc se sinta motivado a escrever.
    Beijos
    Tula Verusca

    ResponderExcluir
  12. Oi Thais e Verusca, muito obrigado pelos comentarios.

    Entao acredito que existam duas vertentes aqui: uma evolucionista/geneticista e outra behavourista.
    As teorias comportamentais relacionadas `a evolucao claro que sao validas principalmente quando citamos exemplos de caes urbanoides, como caes de companhia, por exemplo.... mas o comportamento de matilha de "caes de rua" em regioes rurais eh nitido quando analisamos principalmente o item: habito de caçar... Caes que desenvolvem (ou resgatam, acho que ficaria melhor)o habito de caçar em bando e depois que isso ocorre, dificilmente consegue reverter-se o quadro.
    Na verdade, os caes nao tem tanta tolerancia ao carboidrato, prova disso eh a ausencia de amilase salivar, por exemplo, porem na republica tcheca (e ateh mesmo aqui no Brasil) a raça Cao-lobo tchecoslovaco foi feita atraves do cruzamento de pastores ou huskys (huskies) com o lobo da regiao e sao perfeitamente alimentados com racao comercial, rica em carboidratos....
    Alias, a digestibilidade (fracao que ele aproveita) dos carboidratos nao eh tao alta, o farelo de aveia e o arroz por exemplo tem 50% de digestibilidade, farelo de trigo tem 25, a cenouraainda tem 64%, mas enfim, depois de decadas de alimentacao rica em carboidratos as racas de hoje sao adaptadas, mas duvdo muito que um malamute de um esquimo criado a base de restos de foca acostume-se a uma dieta rica em carboidratos... ateh mesmo nos somos assim: normalmente quem mora no norte do canada e groelandia tem um organismo diferente de uma pessoa que mora no norte da africa e regioes subsaarianas, e isso nao os separa em especie...

    O comportamento tambem nao eh suficiente para chavear os caes em uma especie diferente dos lobos, primeiro porque, como jah citado, geram descendentes ferteis e segundo, temos outros exemplos na natureza, como por exemplo um cavalo PSI e um Mustang selvagem, ambos de mesma especie, capazes de gerarem descendentes ferteis porem com comportamentos bem distintos... Sem comentar do ser humano, mas ai jah eh outra discussao. Por isso eu discordo quando separamos especies por comportamentos, mas essa deixo bem claro, eh minha opiniao.

    Mas axo que a discussao esta alcancando seu objetivo, nao existem na verdade teorias totalmente certas, e etologos (estudiosos do comportamento) e evolucionistas sempre terao divergencias com relacao ao que define uma especie...

    PS: Sobre o Husky Siberiano, sua cauda eh pendente quando em repouso, mas deve ser encurvada sobre as costas quando estiver em atividade, segundo o autor David Taylor no livro Os Caes. O que me faz pensar que os huskys mais antigos tivessem o tempo todo a cauda curvada e que a caracteristica de abaixa-la foi induzida pelo homem atraves do processo de selecao

    um bjo Thais e Verusca e nao deixem de responder a enquete.

    ResponderExcluir
  13. Acho que para chegarmos a um consenso devemos responder a seguinte pergunta: O que eh especie?

    ps: novamente peco desculpas por meu teclado sem acentos!

    ResponderExcluir
  14. Okkk ! Blog bacana.. continue postando... ;D

    ResponderExcluir